Angola e Guiné Equatorial ensaiam reforço da cooperação no domínio parlamentar

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (arq) (Foto: Pedro Moniz Vidal)

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi convidado nesta quarta-feira a visitar a Guiné Equatorial, nos próximos dias, no quadro do reforço das relações parlamentares entre os dois Estados.

O convite foi feito pelo presidente da Câmara de Deputados da Guiné-Equatorial, Gaudêncio Mohaba Mesu, com quem o parlamentar angolano analisou o estado de cooperação, durante um encontro de trabalho.

Nesta audiência, inserida no programa de visita oficial de uma delegação parlamentar daquele país, com duração de três dias, Gaudêncio Mohaba Mesu agradeceu o apoio prestado por Angola, ao seu país, no domínio da defesa e segurança.

“Pedi ao meu homólogo para fazer uma visita formal para reforçar esses laços de amizade, cooperação e sobretudo para copiar a experiência de Angola, que é um país de referência, uma grande potência a nível de África”, declarou o parlamentar à imprensa, à saída da audiência.

Sublinhou que pretende com esse convite ao seu homólogo angolano estudar formas de realizar a cooperação de forma muito mais profunda.

Por sua vez, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que o reforço das relações entre os dois países também se reflecte na administração parlamentar.

“As relações entre os nossos países são excelentes e nós queremos que as relações entre os parlamentos sejam o reflexo dessa relação entre os Estados”, exprimiu.

A delegação parlamentar da Guiné Equatorial, que fica em Angola até sexta-feira próxima, tem ainda encontros com membros do Executivo angolano, no âmbito do impulso na cooperação.

Durante a missão, segundo o programa de visita, reunirá, na tarde de quinta-feira, com o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, assim como visitará o Memorial António Agostinho Neto, onde procederá a deposição de uma coroa de flores, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola.

A República de Angola e a Guiné Equatorial mantêm excelentes relações de cooperação, quer no quadro bilateral, quer a nível das organizações internacionais que integram, como a Comissão do Golfe da Guiné (CCG), União Africana (UA), ONU e outras instituições. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA