Angola e China abordam cooperação bilateral na comunicação social

China: José Luís de Matos, ministro da Comunicação Social durante o Fórum China-Angola (Foto: Cedida)

Uma delegação angolana manteve encontros com o vice-ministro chinês da Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e Televisão, Tong Gang, e outras entidades ligadas à comunicação social, com os quais abordou aspectos da cooperação bilateral nos mais diversos domínios do sector, refere uma nota da Embaixada de Angola na China a que a Angop teve hoje acesso.

De acordo com o mesmo documento, os responsáveis da comunicação social angolana visitaram ainda diversas instituições ligadas ao sector e participaram no 6º Seminário Africano de Desenvolvimento da TV Digital.

A delegação angolana, chefiada pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, esteve também presente, quarta-feira, em Beijing, num encontro de cortesia que o membro do Partido Comunista da China, Liu Yunshan, concedeu aos chefes de delegações africanas presentes no 3º Fórum China-África.

Durante o encontro, foram vistos aspectos gerais das relações diplomáticas sino-africanas, que datam desde há 60 anos, e, em particular, a cooperação China-África no domínio da mídia.

Os participantes destacaram a relação sino-africana elevada a uma cooperação estratégica abrangente, durante a visita do presidente Xi Jinping ao continente, em Dezembro último.

Segundo o responsável chinês, apesar da desaceleração da economia global, a China cumprirá as suas promessas de investir e ajudar a África, feitas em 2015, na Cimeira de Joanesburgo (África do Sul) , durante o Fórum de Cooperação China-África.

O III Fórum China-África sobre Mídia, realizado terça e quarta-feira, em Beijing, reuniu 320 delegados do sector e o governo da China, sendo representados 44 de países africanos.

O fórum foi organizado pela chinesa Administração Geral da Imprensa e Publicação, Rádio, Cinema e Televisão, em parceria com a União Africana de Telecomunicações.

A delegação angolana integrou a directora de Intercâmbio do Ministério da Comunicação Social, Lourdes Mouzinho, e os presidentes dos conselhos de Administração da Angop, Jornal de Angola, Rádio Nacional de Angola e Televisão Pública de Angola, respectivamente, Daniel Jeorge, José Ribeiro, Henriques dos Santos e Hélder Bárber. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA