Washington confiante na trégua para Aleppo (vídeo)

(EURONEWS)

Washington afirma que a Rússia pode e deve fazer muito mais para convencer a Assad a respeitar a trégua em Aleppo.

Os Estados Unidos estão a considerar a criação de um mapa delimitando zonas de protecção nas quais civis e membros moderados da oposição possam refugiar-se dos ataques das forças governamentais.

Não se sabe ainda se Moscovo aceitará o plano ou se conseguirá convencer o Presidente sírio a respeitar essas áreas.

“Não há justificação para esta horrível violência que o alvo sejam civis, instalações médicas ou socorristas não importa. A nossa esperança é que eles são sejam capazes de chegar a um acordo e que posamos avançar. Se isso não acontecer nas próximas horas… eu ainda estou confiante de que vamos encontrar uma maneira para trabalhar. Se não estiver nas próximas horas, como eu digo, será no dia seguinte talvez”

Um dos entraves está a ser, aparentemente, a falta de vontade de Moscovo de impor ao Governo sírio o fim dos bombardeamentos aéreos contra as zonas controladas por rebeldes – alguns dos quais apoiados pelos EUA e seus aliados. O regime insiste que o seu único alvo são os membros da Frente al-Nusra, o braço da Al-Qaeda na Síria, que tem apenas uma pequena presença na cidade. Kerry irá pedir também aos vários grupos rebeldes que se demarquem da al-Nusra. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA