Unidades de saúde de Viana estão munidas com vacinas de rotina

Vacina contra o sarampo (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

As unidades sanitárias do município de Viana que possuem salas de vacinação estão munidas de vacinas de rotina e a população pode estar descansada a esse nível, garantiu, em Luanda, o supervisor municipal do Programa Alargado de Vacinação, Herculano Cornélio.

Em declarações à Angop, a propósito da situação do stock municipal de vacinas, o responsável disse que as referidas unidades de saúde têm vacinas como a BCG, Pentavalente, Rotarix, Sarampo, Pneumo, Febre-Amarela, Hepatite, dentre outras.

Adiantou que se regista, a nível do depósito municipal dos medicamentos, uma diminuição apenas da BCG, situação que será resolvida em breve, pois já se requisitaram mais dose da vacinação junto do depósito provincial.

“ Mas importa referir que é a logística da direcção de saúde que regista essa diminuição de vacinas BCG, mas não as unidades sanitárias. Elas ainda têm doses suficientes para atender a demanda”, frisou.

Por outro lado, o supervisor municipal do PAV informou que as autoridades sanitárias de Viana estão a intensificar a vacinação de rotina e a vacinação contra a febre-amarela.

“ Existem mães que não vão às unidades sanitárias, pelo que constituímos diversas equipas que se estão a deslocar as comunidades, aonde estamos a levar todos os anti-genes (vacinas de rotina) e estamos a administrá-las”, disse.

Avançou que a campanha está a decorrer em toda a extensão do município de Viana, obedecendo a um cronograma de actuação, estando as equipas neste momento a trabalhar nos Mulenvos, Quilómetros 9 A, B e 12 B.

Realçou que a nível de Viana existem, em todos os bairros, crianças com o calendário de vacinação em atraso.

Já no que diz respeito a vacinação contra febre-amarela, Herculano Cornélio revelou que encontraram muita gente que ainda não havia sido vacinada nos Mulenvos, Quilómetros 12 B e 9 B, estando ainda prevista a repescagem para vacinação de pessoas na Caop B, Capalanga e quilómetro 9A. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA