UE tenta fazer o mesmo que Hitler, critica ex-prefeito de Londres

O então prefeito de Londres, Boris Johnson, na inauguração de uma réplica do Arco do Triunfo de Palmira, na Trafalgar Square, centro da capital, em 19 de abril de 2016 (afp_tickers)

O conservador ex-prefeito de Londres Boris Johnson, um activo defensor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), comparou o comportamento do bloco à política adoptada por Adolf Hitler – de acordo com entrevista concedida ao jornal The Sunday Telegraph.

Johnson é uma das principais figuras a defender a saída do pacto europeu no referendo que será realizado em 23 de Junho. Seus polémicos comentários foram feitos seis semanas antes da consulta nas urnas. A votação deve ser bastante apertada.

O carismático político disse que, nos últimos 2.000 anos de história, registaram-se várias tentativas de unificar o continente em um governo, emulando a autoridade do Império Romano.

“Napoleão, Hitler, várias pessoas tentaram, e isso terminou tragicamente. A UE é uma tentativa de fazer isso mesmo com um método diferente”, declarou Johnson, ao Sunday Telegraph.

Para Johnson, não há uma autoridade única que todos possam respeitar, ou entender.

“Isso cria um vazio democrático”, alegou. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA