UAN e empresa Aceira de Angola assinam protocolo de cooperação

Assinatura de protocolo e cooperação entre a UAN e a ADA (Foto: Lucas Neto)

A Universidade António Agostinho Neto (UAN) e a empresa Aceira de Angola (ADA) assinaram nesta quarta-feira, em Luanda, um protocolo de cooperação com o objectivo de desenvolver a investigação no âmbito do “estudo, reconhecimento e avaliação das manifestações ferríferas de Angola”.

O protocolo rubricado pelo vice-reitor para extensão e cooperação da UAN, Agatângelo Eduardo, e o presidente do Conselho de administração da ADA, Geoges Choucair, visa actuar na orientação dos grupos de investigadores envolvidos no projecto e na formação de estudantes finalistas do 5º ano através de orientações de trabalhos de fim de curso resultante do projecto.

Em declaração à imprensa, o PCA da ADA, Geoges Choucair considerou ser importante dar oportunidade aos jovens no sentido de desenvolver o capital humano nacional.

“Angola tem muitos recursos que devem ser explorados e transformados no país, aos invés de ser exportado e posteriormente comprar o produto acabado”, referiu.

Quanto ao protocolo, Geoges Choucair assegurou ser um mecanismo que visa auxiliar na formação de quadro da Universidade António Agostinho Neto, que posteriormente passarão a quadros da empresa que tem respondido significativamente nos planos estratégico do Governo sobre a diversificação da economia.

A ADA vai ainda contribuir para alavancar as linhas de investigação relacionadas com a prospecção de recursos metálicos, permitindo, ao mesmo tempo, um conhecimento geológico no espaço onde se encontra edificada a empresa.

No que concerne a Universidade o protocolo vai potenciar a área de Geologia Económica com a inclusão de docentes, investigadores e estudantes que terão a oportunidade de pesquisar, observar e recolher material que lhes permitirá dar seguimento aos trabalhos de investigação científica.

Para a Decana da Faculdade de Ciências, Suzanete Costa, o protocolo vai ajudar que os estudantes, tanto da Faculdade de Ciências como de Geologia, possam colocar em prática os conhecimentos teóricos passados nas academias.

A assinatura do protocolo de cooperação decorreu nas instalações do Campus Universitário da UAN, em Camama. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA