Ressaltada excelência das relações entre Angola e Guiné Equatorial

ice Presidente Manuel Vicente recebe áem audiência Embaixador da Guine Equatorial (Foto: Francisco Miudo)

As excelentes relações entre as repúblicas de Angola e da Guiné Bissau foram ressaltadas esta sexta-feira, na capital angolana, pelo embaixador deste país, José Esono Micha Akeny, no final de uma audiência concedida pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

De acordo com o embaixador da Guiné Equatorial em Angola que falava à imprensa, apesar da excelência político e institucional, as trocas comerciais entre os dois países ainda estão aquém do desejado.

Referiu que, com vista a um maior impulso à cooperação, estão a ser traçadas estratégias para um maior envolvimento das empresas locais, através das associações empresariais.

José Esono Micha Akeny referiu que, durante a audiência, foi abordado com o Vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, o estado das relações bilaterais entre os dois países, bem como de sectores concretos para o seu aprofundamento.

Entre as áreas em desenvolvimento, frisou que existe já cooperação em domínios da segurança e apoio institucional, uma vez que este país tornou-se, recentemente, membro da CPLP, e conta com a ajuda dos países irmãos, como Angola.

Salientou ainda a existência de acordo nos sectores das pescas, educação, para intercâmbio entre a Universidade Agostinho Neto e da Guiné Equatorial, bem como está desenhado um novo marco para o ensino da língua portuguesa.

De igual modo o diplomata disse ter transmitido ao Vice-presidente da República os seus agradecimentos às autoridades e povo angolano pelo apoio e cooperação durante o seu mandato, uma vez que este está a chegar ao fim. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA