Relator da ONU radiografa Lunda Norte

Lunda Norte: Polícia de Guarda Fronteira detém imigrantes ilegais (Arquivo) (Foto: Sónia Ferry)

O relator especial das Nações Unidas para os Direitos dos Migrantes, François Crépeau, deslocou-se hoje, sexta-feira, à província da Lunda Norte, para uma visita de trabalho de 24 horas, a fim de radiografar o nível de cumprimento das açcões do Estado angolano no que diz respeito à vida dos refugiados naquela circunscrição.

François Crépeau segue na companhia de uma delegação do Ministério da Justiça, chefiada pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, que afirmou à Angop, no aeroporto, que a questão dos imigrantes é muito sensível e merece especial atenção, porque envolve o sentido de dignidade da pessoa.

Realçou que por Angola fazer fronteira com vários países, com um fluxo grande de imigrantes, faz com que as organizações internacionais queiram estar sempre em contacto com a realidade angolana.

“Pelo facto do assunto exigir muita sensibilidade é que o relator está aqui no país, para ser informado de como Angola trata essa questão e como são tratados os refugiados na província da Lunda Norte”, disse.

Desde segunda-feira em Angola, o relator já manteve encontros de trabalho com responsáveis do Ministério do Interior, do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, além de ter visitado a província de Cabinda. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA