Reino Unido: Sadik Khan conquista Londres (vídeo)

(EURONEWS)

Sadiq Khan é o novo presidente da câmara de Londres. O britânico de origem paquistanesa, de 45 anos, obteve mais de 44% dos votos e torna-se no primeiro muçulmano a assumir os destinos de uma capital da União Europeia. Khan derrotou o conservador Zac Goldsmith na corrida à capital britânica:

“Esta não foi uma eleição sem controvérsia e estou orgulhoso que Londres tenha escolhido a esperança em vez do medo, a unidade à divisão. O medo não nos dá segurança, só nos torna fracos. A política do medo não é bem-vinda à nossa cidade”, afirmou Khan.

Uma vitória também para o Partido Trabalhista, que representava Khan, defensor da permanência do Reino Unido na União Europeia. No final o resultado dos Trabalhistas superou as expectativas o que fez Jeremy Corbyn respirar de alívio.

A exceção foi a Escócia, onde os Conservadores de David Cameron recuperaram terreno, conquistaram 31 lugares no parlamento regional, e empurraram os Trabalhistas para a terceira posição, com apenas 24 assentos.

O Partido Independentista de Nicola Sturgeon voltou a vencer mas conseguiu menos lugares no parlamento. Sessenta e três, em cento e vinte e nove, contra os sessenta e nove da anterior eleição. O que significa que não formará um governo maioritário. (EURONEWS)

por Nara Madeira

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA