Quer saber a idade do seu gato?

Lilica com 20 dias e os falsos olhos azuis (Beatriz Levischi)

Dos mais de cem animais resgatados nesta vida de jornalista-blogueira-protetora, só os bebés que vi nascer tinham a idade oficial conhecida. Mas é importante estimar o número de Outonos enfrentados pelo animal recém-adoptado para oferecer os cuidados adequados. Confiram as dicas do veterinário Marcello Machado e contem para a gente nos comentários!

Coto umbilical

Se o filhote ainda tiver um pedacinho do cordão umbilical na barriga, não passa de 3 dias ― depois disso, ele cai naturalmente.

Olhos e orelhas fechados

O pequeno cabe facilmente na palma da mão, sente dificuldade para abrir olhos e mal dá para ver as orelhinhas? Então, deve estar com apenas algumas semanas.

Azul de mentira

Ao completar 3 semanas, nota-se que os olhos são azuis (sem excepção), embora ainda fiquem a maior parte do tempo fechados.

Mudança de cor da íris

Essa transformação costuma ocorrer entre a sexta e a sétima semana ― até os olhos que permanecerão azuis mudam de tom.

Pelo fofinho

Durante os primeiros cinco meses, os bebés possuem um manto interno felpudo para protegê-los do frio.

Alteração na pelagem

Conforme envelhecem, a partir dos 6 anos, o pelo vai perdendo o brilho. E, aos 13, aparecem os primeiros fios brancos no focinho.

Dentição

Quem tem ou já teve filhotes em casa sabe que os dentes começam a nascer na segunda semana, porque eles não poupam mãos e pés desavisados. Até a sétima, a arcada deve estar completa. E, no sétimo mês, inicia-se a troca pelos dentes permanentes.

Os primeiros são branquinhos como grãos de arroz. E se põem a amarelar aos 2 anos. Dentes traseiros mais escuros do que os outros indicam idade entre 3 e 5. E, após os 6, há um desgaste natural crescente.

(YAHOO)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA