Pumangol investe USD 295 milhões em infraestruturas

(Foto: D.R.)

A Pumangol, subsidiária angolana da petrolífera internacional Puma Energy, vai empregar USD 295 milhões na construção de unidades para abastecimento de combustível para aeronaves em quatro províncias de Angola, assim como de um terminal de armazenamento e comercialização e de um cais marítimo em Luanda.

O contrato de investimento entre o grupo e a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), autorizado por despacho presidencial de 18 de Maio, a que o PAÍS teve acesso, refere que o investimento envolve a edificação e posterior gestão e exploração de unidades de armazenamento, abastecimento e comercialização de combustível para aeronaves nos aeroportos das províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cunene. Prevê ainda a construção de um terminal de armazenamento e comercialização de produtos petrolíferos, incluindo a aquisição e instalação de uma bóia de atracação convencional, bem como de um cais marítimo em Luanda, no bairro da Boavista, envolvendo as zonas de Desenvolvimento A e B.

Com direito a incentivos fiscais que vão reduzir em 45% o pagamento do imposto industrial, e do que incide sobre a aplicação de capitais e a aquisição de terrenos, ao longo de seis anos, o montante global do investimento a realizar em 36 meses ascende os USD 295.074.409. A construção do terminal logístico e das unidades de armazenamento de combustível são fundamentais para a continuidade e aumento da distribuição de combustível a nível do território nacional, tendo em vista o crescimento previsível do mercado interno, cita o documento.

Por este motivo, as referidas obras vão contribuir de forma significativa para o aumento da capacidade de armazenamento interno do país, permitindo a diminuição da dependência do exterior e o aumento da autonomia e segurança de stock de produtos refinados existentes no país, principalmente no raio de abrangência das zonas onde o investimento será materializado.

Os empreendimentos criarão cerca de 68 postos de trabalho para nacionais, perfazendo um índice de angolanização de 100%. A Pumangol Industrial Holdings é uma empresa do Grupo Puma Energy, cuja actividade consubstancia- se na aquisição, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos refinados derivados de petróleo bem como a prestação de serviços integrados de suporte, gestão de infraestruturas e armazenamento de derivados de petróleo para a Sonangol.

Sobre o Grupo Puma Energy

Fundada em 1997, a Puma Energy é uma empresa de petróleo integrada a nível intermédio e a jusante, que emprega mais de 6 000 pessoas em 35 países de África, da América Latina, das Caraíbas, do Báltico, do Médio Oriente e da Ásia. Representa um novo tipo de empresa de energia, que proporciona o equilíbrio entre o crescimento económico, a protecção social, a conservação dos recursos naturais e a protecção do ambiente.

Maximiza a sua experiência a fim de fornecer produtos do petróleo, expandir as suas operações e desenvolver infraestruturas de qualidade – tudo isso assegurando a confiança das partes interessadas locais através da adesão a práticas comerciais com elevados padrões. Os valores centrais da Puma estão em consonância com a crença da Cochan, holding angolana em que se integra, num crescimento responsável e sustentável. (opais)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA