PT convoca manifestação contra governo Temer

(Arquivo) O presidente do PT, Rui Falcão (afp_tickers)

O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou nesta segunda-feira novas manifestações contra o governo do presidente interino, Michel Temer, que sucedeu na quinta-feira a presidente Dilma Rousseff, alvo de um processo de impeachment que será julgado pelo Senado.

“A reação popular ao golpe continua e as manifestações de protesto e denúncia devem prosseguir”, escreveu o presidente do PT, Rui Falcão, nas redes sociais.

“A oposição firme e consistente deve combinar uma pressão de convencimento aos senadores, a fim de que não convalidem, no exame do mérito, um impeachment sem base legal, repudiado inclusive por milhares de juristas, por governos progressistas e por veículos da mídia internacional”, acrescentou.

Milhares de pessoas protestaram no domingo em São Paulo e Belo Horizonte contra o governo formado na sexta-feira pelo vice-presidente Temer, um ex-aliado que se tornou rival de Dilma.

Temer, de 75 anos, assumiu a presidência após a abertura de um processo de impeachment contra a agora presidente afastada, de 68 anos, acusada de maquiar as contas públicas, em uma votação histórica do Senado, que terminou com 13 anos de governos do PT.

Dilma foi, assim, automaticamente suspensa de suas funções por um período máximo de seis meses, enquanto aguarda o julgamento final dos senadores.

Suas chances de voltar ao poder são consideradas muito baixas pelos analistas, uma vez que mais de dois terços dos senadores aprovaram a abertura de seu julgamento.

O PT “continuará alinhado com os partidos, frentes e movimentos do ‘Não ao Golpe. Fora Temer!’, participando e organizando atos, eventos e manifestações em defesa da democracia, da Justiça e do Estado de Direito”, acrescentou o líder do partido.

Na noite de domingo, quando Temer concedia sua primeira entrevista a um programa da TV Globo, concertos espontâneos de panelas, apitos e gritos de “golpista” e “Fora Temer!” foram ouvidos em várias cidades brasileiras. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA