Programa “Angola Hoje” mostra um País em crescimento

Aposta numa agricultura diversificada (Foto: Pedro Parente)

“Angola Hoje” é o novo programa da Televisão Pública de Angola (TPA), estreado nesta segunda-feira, no qual mostra todos os projectos públicos e privados que estão a transformar a vida sócio-económica dos angolanos.

A primeira edição do “Angola hoje” falou do projecto privado “Nova Agrolíder” considerado o maior produtor de frutícolas do país, onde os níveis de produção são de grande escala.

O projecto agrícola, gerido pelo engenheiro agrónomo João Macedo, colheu em 2014, cerca de 45 mil toneladas de banana, uma produção que suplanta a de outros produtos.

O grupo Agrolíder, que possui fazendas no Bom Jesus, Caxito e Quibala, já exporta a sua produção para a República Democrática do Congo. João Macedo, em declarações ao “Angola Rural”, um caderno da Edições Novembro que aborda a agricultura, garantiu que existem planos para exportar a banana e outros produtos para países como a Namíbia, África do Sul e também alguns da Europa.

A transformação dos produtos é também um dos objectivos a ser atingido a médio prazo pelo grupo, que já possui algumas unidades fabris para a batata frita, no quilómetro 38, em Viana, e um a fábrica de lacticínios para produzir iogurtes e queijos na Quibala. Também em Viana, esta a ser montada uma fábrica para produzir compotas.

O programa televisivo tem a duração de 25 minutos e tem como apresentadores Ernesto Bartolomeu e Dinamene Cruz. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA