“Por que vocês não votam?”, pergunta Barack Obama a recém formados negros

Barack Obama na Howard University in Washington (AP)

Presidente americano lembra que os EUA têm uma das mais elevadas taxas de abstenção no mundo.

O Presidente norte-americano desafiou quadros recém formados negros da Universidade de Howard, em Washington, a combaterem a problemática da abstenção ao dizer que não têm desculpas para não votarem e levantarem a sua voz.

Na sua intervenção nesta segunda-feira, 9, Barack Obama começou por lembrar que os Estados Unidos têm uma das mais baixas taxas de participação eleitoral em todo o mundo.

“Vocês não acham que isso [a abstenção] faz diferença em termos de constituição do Congresso?”, perguntou o Presidente americano que desafiou os jovens a votar.

“Qual é a vossa desculpa para não votarem?”, perguntou Obama, lembrando que eles “não têm de arriscar a vida para votar”, como aconteceu com os seus antepassados.

“Outras pessoas já fizeram isso por vocês. Os vossos avós, os vossos bisavós, podiam estar aqui hoje. Eles estiveram a trabalhar para isso. Qual é a vossa desculpa?”, questionou repetidamente Barack Obama, que terminou a sua intervenção com um desafio à sua imagem:

“Quando o vosso caminho vos parecer demasiado difícil ou quando pensarem que devem desistir, devem repetir para vocês mesmos uma pequena frase que nestes últimos oito anos considerei apropriada: Yes,we can”. (VOA)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA