Negociadores do FMI chegam a 1 de Junho

(Foto: D.R.)

Ao contrário do dia 25 de Maio, as negociações entre o Executivo angolano e o Fundo Monetário Internacional terão início em Junho em solo angolano.

paragemEstá prevista para o próximo dia 1 de Junho a chegada a Luanda da delegação do Fundo Monetário Internacional que vai negociar com as autoridades angolanas a ajuda solicitada há mais de um mês. Inicialmente marcada para o dia 25 deste mês, fontes deste jornal asseguram que a alteração da data deve-se à razões de agenda das duas partes, no caso das autoridades angolanas e dos próprios executivos do Fundo Monetário Internacional.

Para este mês, Maio, está prevista a chegada a Luanda de um outro grupo de peritos do fundo que vai apreciar o quadro fiscal no país. Esta equipa nada terá a ver com os trabalhos destinados aos que têm como missão negociar o apoio solicitado pelo Executivo. No início de Abril deste ano o Ministério das Finanças anunciava ter solicitado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) apoio através da aplicação de um programa económico complementado por uma componente de assistência financeira.

De acordo com o comunicado distribuído pelo Ministério das Finanças a 6 de Abril, trata-se de um ‘apoio a um programa complementar à estratégia de Saída da Crise, voltada para a diversificação nacional, tendo em conta o declínio dos preços do petróleo’. No mesmo dia o FMI confirmou a pretensão angolana, através do seu subdirector-geral, Min Zhu, que confirmou a instituição de Bretton Woods receber ‘um pedido formal das autoridades angolanas para que sejam iniciadas discussões sobre um programa económico que possa ser apoiado pela assistência financeira do FMI’. (opais)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA