MPLA/BP: Declaração sobre o Dia Internacional do Trabalhador

Sede Nacional do MPLA (MPLA)

MPLA
BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL

DECLARAÇÃO

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

O País comemora, neste 1º de Maio, o DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR, num momento particularmente difícil, do ponto de vista económico e social, devido à queda do preço do petróleo no mercado internacional, cujos constrangimentos reflectem-se directamente na vida dos trabalhadores angolanos.

Com o objectivo de atenuar tais constrangimentos, o MPLA encoraja o Executivo angolano a implementar, com rigor, as medidas que visam a diversificação da economia, aumentando significativamente a produção nacional e as fontes de receitas, para que Angola possa ver reduzido o peso do petróleo no seu Produto Interno Bruto.

O MPLA advoga que a inclusão social, através do trabalho, como meta que a Nação angolana deve alcançar, é um factor essencial para o reforço da coesão nacional, para a consolidação da paz e para o crescimento harmonioso do país.

O Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2015, cujos dados definitivos foram recentemente divulgados, facultou informações muito úteis e mostrou que Angola cresceu substancialmente.

O MPLA continua a encorajar o Executivo angolano para dar respostas claras às necessidades das populações, designadamente, aumentando o investimento público e estimulando o investimento privado nos sectores que geram mais empregos e destinando mais recursos para a agricultura familiar, especialmente para a mulher rural e para as cooperativas e associações de ex-combatentes e deficientes de guerra.

Ainda no prosseguimento da implementação das políticas de combate à fome e à pobreza, o MPLA continua a estimular o acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias empresas, o aumento do número de centros de formação técnico-profissional e a adopção de medidas mais eficazes para garantir o primeiro emprego aos jovens.

Neste 1º de Maio, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, dirige uma palavra de estima a todos os trabalhadores angolanos e aos estrangeiros, que legalmente trabalham em Angola, desejando as melhores venturas.

MPLA – COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 30 de Abril de 2016.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA