Moxico: Responsável optimista no melhoramento dos determinantes sociais

Director provincial da Saúde, Higildo Jamba Rodrigues (Foto: Angop)

O director provincial da Saúde, Higildo Jamba Rodrigues, manifestou-se hoje, segunda-feira, no Luena, optimista quanto a melhoria dos determinantes sociais da província, com a formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS).

O responsável falava no seminário dos ADECOS, encorajando-os a dedicarem-se integralmente ao desenvolvimento da sua comunidade, melhorando os determinantes sociais nos sentidos mais amplos, cobrindo os aspectos individuais, familiares e sociais.

Assegurou que depois da formação intensa de 15 dias que os ADECOS estão a beneficiar a partir de hoje, segunda-feira, seguir-se-ão outras para corresponder com o perfil exigido.

Recordou aos ADECOS para residirem na sua micro área de trabalho, falar a língua local, possuir uma boa capacidade de comunicação e de relacionamento pessoal com as famílias, profissionais de saúde, líderes tradicionais e administrativos, entre outros.

Higildo Jamba Rodrigues salientou que os ADECOS devem, também, ter capacidade de aprendizagem, processo de desenvolvimento da comunidade e possuir reconhecida idoneidade social com finalidade de comunicação com as famílias, assim como servir de elo de ligação da sua comunidade e os serviços existentes.

O seminário, que terá duração de 13 dias, decorre sob o lema “Fortaleçamos as famílias para promover o desenvolvimento comunitário”, vai ainda capacitar os agentes de conhecimentos inerentes a mudança de atitudes das famílias para o desenvolvimento das comunidades. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA