Moxico: Campanha de limpeza abre festividades da cidade

Moxico: Campanha de limpeza (Foto: Angop)

Uma campanha de limpeza foi promovida hoje, sexta-feira, no Luena, pela administração municipal do Moxico (sede), no âmbito das comemorações do 60º aniversário da elevação do Luena a cidade, a assinalar-se no dia 18 do mês em curso.

A campanha contou a participação de funcionários públicos, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional e público em geral, durante foram eliminados os resíduos sólidos expostos, até então, pela cidade capital provincial.

No final da actividade, o director municipal de Saneamento e Espaços Verde, Jacinto Benjamin, disse que a campanha visou limpar as ruas da cidade, com vista a proporcionar um ambiente saudável aos munícipes, além de prevenir eventuais doenças.

Além desta actividade, a data será marcada também com visita à escola de formação técnico-profissional, denominada Cidadela Jovens de Sucesso, na localidade de Sacassanje, órgãos de comunicação social, palestras, excursão, maratona músico cultural e um debate radiofónico.

A ex-vila Luso foi fundada pelo tenente-coronel Trigo Teixeira, em Março de 1895, na sua primeira expedição à região, após a extinção da primeira sede provincial, a localidade do Moxico Velho, que dista a 18 quilómetros da cidade do Luena.

A elevação do Luena (habitada por mais de 300 mil pessoas) aconteceu a 18 de Maio de 1956, considerada actualmente a comuna satélite, situada no município do Moxico (sede) e é a cidade capital provincial com o mesmo nome (Moxico).

Enquanto a ascensão do então distrito do Moxico para província data desde 15 Setembro de 1917.

As datas, sobretudo das comemorações do dia do Luena, partiu do consenso, depois de um árduo trabalho orientado pelo Ministério da Administração e Território, que recomenda estudos profundos sobre as datas da elevação das cidades, províncias e municípios do país. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA