Ministra sueca do Desenvolvimento a Longo Prazo está Luanda

Kristina Persson (DR)

A ministra responsável para o Trabalho Estratégico do Desenvolvimento a Longo Prazo da Suécia, Kristina Persson, considerou hoje (terça-feira), em Luanda, de excelente a cooperação multi-sectorial entre Angola e o seu país, numa altura em que se comemora oficialmente 40 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Segundo Kristina Persson, que fala à Angop momentos depois de desembarcar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, as relações entre ambos os povos remontam do período da luta de libertação para a independência, pois a Suécia sempre apoiou os movimentos independentistas de Angola.

A governante mostrou-se feliz por estar pela terceira vez na capital do país e explicou que depois da independência de Angola os dois Estados estabeleceram, em Maio de 1976, relações diplomáticas, dando início a uma cooperação para o desenvolvimento, inserida nos sectores dos transportes, saúde, energia e ambiente.

Em Luanda para uma visita de 48 horas, Kristina Persson tem encontros de trabalho com o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, com a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, e vai presidir a comemoração dos 40 anos das relações diplomáticas Suécia-Angola, que se assinala hoje.

A ministra, filiada no Partido Social Democrata, trabalha, desde 2014, ao lado do Primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, e descreve a sua função como envolvendo a prossecução das ideias para o desenvolvimento a longo prazo da Secretária Geral do Governo.

Kristina Persson esteve em Angola em 1978 quando exercia a função de Secretária da Cooperação para o Desenvolvimento da Organização Sindical Internacional, LO-TCO.

Em 1992, tornou-se membro do Parlamento Sueco e em 1995, foi nomeada Governadora da Província de Jämtland, no norte da Suécia, e em 2001, vice-governadora do Riksbanken (Banco Nacional da Suécia).

A Suécia é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de Governo, localizado na Escandinávia (Europa Setentrional) com 450 295 quilómetros quadrados, considerado o terceiro maior país da União Europeia em termos de área, e possui uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA