Ministra das Pescas inaugura unidade fabril no Namibe

Victória de Barros - Ministra das Pescas (Foto: Alberto Julião)

Uma unidade de produção industrial de farinha e óleo de peixe deverá ser inaugurada hoje, sexta-feira, no município do Tombwa, Namibe, pela ministra das Pescas, Victória de Barros, que para o efeito, seguiu viagem esta manhã para aquela província.

A informação foi prestada à Angop, pela ministra das Pescas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos antes de deixar Luanda, à frente de uma delegação que integra os ministros da Economia, Abrahão Gourgel, da Agricultura, Afonso Pedro Canga, o vice-ministro da Indústria, Kiala Gabriel, e quadros seniores dos diferentes sectores.

“Esta é a primeira unidade que vai fazer a produção industrial de farinha e óleo de peixe e pela sua importância e pea viragem que poderá fazer a nível da indústria de rações, em Angola, pensamos dar este apoio institucional aos provedores, por isso nos deslocamos com uma importante delegação do executivo”, afirmou.

De acordo com a ministra, o programa dirigido prevê a produção de 20 mil toneladas de farinha de peixe e seis milhões de litros de óleo.

O óleo de peixe serve de matéria-prima para a indústria farmacêutica e de cosméticos, enquanto a farinha, produto obtido de partes de peixe como cabeça, rabo, pele, vísceras e barbatanas, é utilizada na composição de rações de dieta animal.

A província do Namibe, com uma extensão de 57.091 quilómetros quadrados e uma fronteira marítima de cerca de 480 Km no sentido norte-sul, possui o terceiro maior porto do país depois dos portos de Luanda e Lobito. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA