Líbia : Forças rivais preparam ofensiva contra o EI

Mapa da Líbia, mostrando Sirte, a Norte (DR)

Forças rivais sírias aceleram os preparativos para lançar uma grande ofensiva contra o auto-proclamado Estado Islâmico, mas arriscam-se a pôr em perigo as perspectivas de reconciliação nacional neste país norte-africano.

O Governo de Unidade Nacional líbio, apoiado pela comunidade internacional, concentra-se na “batalha de Sirte”, no momento em que o auto-proclamado Estado Islâmico ganhou terreno, tendo tomado uma nova localidade, a Oeste do País.

O Governo de Unidade Nacional, em funções desde Março, conseguiu reunir as milícias concentradas a Oeste da Líbia, enquanto o “governo paralelo”, concentrado a Leste, conta com as forças do controverso Khalifa Haftar.

Mas, temendo que este lance um ataque unilateral contra o Estado Islâmico, em Sirte (que caiu nas mãos dos jihadistas em Junho do ano passado), as autoridades líbias criaram hoje um célula de crise encarregada de coordenar os esforços de luta contra o E.I.

Segundo um responsável no seio desta célula de crise, os preparativos para tomar a cidade de Sirte, e outros focos terroristas da região, está para breve. Esta mesma entidade exortou também os líbios “civis e militares, a rejeitar a divisão, serrar fileiras e preparar-se para defender a Pátria”. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA