Huíla: Governador destaca empenho do Executivo promoção do empreendedorismo

Huíla: Marcelino Tyipinge - governador da Huíla (Foto: José Krithinas)

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, afirmou segunda-feira, no Lubango, que o governo está empenhando na promoção do empreendedorismo, com vista a redução do desemprego.

Ao falar na abertura da primeira feira provincial do empreendedor, que decorre sob o lema” Empreender, Expor e inovar “, uma promoção do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), disse que os apoios governamentais, traduzidos em subsídios de diversos tipos, benefícios fiscais, construção de infra-estruturas de base e de telecomunicações, assim como centros e incubadoras de empresas estimulam a criação de novas empresas.

Neste contexto, explicou que o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2013/2017) define que uma das políticas nacionais de desenvolvimento, a promoção do crescimento económico, o aumento do emprego, na qual está intrinsecamente envolvida a promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento do sector privado nacional.

“Já o plano provincial de desenvolvimento, tem como objectivo transformar a Huíla numa base logística estratégica para o país, pois é um importante produtor agrícolas e pólo industrial mineiro, o que permite o surgimento de outras necessidades, as do ramo de prestação de serviço, onde o jovem empreendedor tem maior actuação”, disse.

Destacou que uma das grandes linhas deste programa se reflecte na definição do programa de acção que integra diversos tipos de respostas a mobilizar o enquadramento de projectos e acções voltadas a camada jovem, seja pela sua escala temporal e territorial, ou pela sua natureza mais transversal instrumental ou sectorial.

A feira, que decorre da Expo Huíla, na Senhora do Monte, termina no dia 29 e congrega 60 expositores dos municípios de Chicomba, Jamba e Lubango, com destaque para a área de prestação de serviços. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA