Huíla: Empreendedorismo impulsiona a diversificação da economia

Huíla: Feira do empreendedor do Lubango (Foto: José Filipe)

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge considerou segunda-feira, no Lubango, que o fomento do empreendedorismo vai impulsionar o processo de diversificação da economia no país.

As declarações foram proferidas na inauguração da primeira feira provincial do empreendedor, que decorre sob o lema” Empreender, Expor e inovar “, sob a égide do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE).

No actual contexto, marcado pela crise financeira, disse ser de grande importância a identificação de estratégias e alternativas para mitigar as suas consequências na sociedade, assim como para relançar e estabilizar a economia nacional.

Para isso, continuou, é necessário incentivar os jovens angolanos ao empreendedorismo, a criação de sinergias para a melhoria da gestão dos seus empreendimentos, estreitar as relações de cooperação entre os empreendedores e ampliar o horizonte de negócios.

Explicou que o empreendedorismo é hoje um termo utilizado com muita frequência no dia-a-dia, tendo vindo a ser amplamente discutido e promovido por vários organismos nacionais e internacionais, pelo que é já melhor aceite socialmente e é uma opção respeitada pela população.

“O empreendedor é um indivíduo capaz de mover recursos de um sector de baixa produtividade para um sector de alto rendimento, utilizando estratégias inovadoras (…), tendo em conta o aperfeiçoamento dos processos e a inclusão de novas tecnologias”, enfatizou.

Apesar do termo empreendedor ter significados diferentes, o governante disse existir um conjunto de traços semelhantes, como o assumir dos riscos envolvidos no novo empreendimento, a criatividade necessária, a motivação pessoal e a recompensa desejada.

A feira que termina domingo, está montada no recinto da Expo Huíla, no complexo turístico da Nossa Senhora do Monte, e congrega 60 expositores dos municípios de Chicomba, Jamba e Lubango, com destaque para a área de prestação de serviços. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA