Huambo acolhe lançamento do projecto de desenvolvimento dos sistemas agrícolas

CAMPO AGRÍCOLA (Foto: ANGOP)

A cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, acolhe a partir de hoje o workshop nacional de lançamento e planeamento do projecto de desenvolvimento de competências para inovação dos sistemas agrários, atendendo à procura da produção.

O evento, a decorrer durante dois dias no auditório do Instituto de Investigação Veterinária, no bairro Santo António, arredores da cidade, é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

De acordo com uma nota chegada à Angop, o evento vai servir para apresentar formalmente o projecto e esclarecer a sua estratégia de implementação, as linhas base e os resultados esperados, assim como as relações institucionais e as parcerias a desenvolver para a sua implementação.

O projecto, lê-se na nota, é uma iniciativa conjunta, resultante da parceria entre a Agrinatura-EEIG (um consórcio de 30 universidades europeias e institutos de investigação) e o FAO, com objectivo de aumentar a eficácia e a sustentabilidade dos sistemas de inovação agrícola, atendendo à procura da produção, do agro-négocios e do consumidor.

Entre os temas a ser debatidos constam a definição dos sistemas de inovação agrária, o desenvolvimento visionário para os sistemas de inovação agrária (horizonte 2020), identificação dos desafios e oportunidades, apresentação de exemplos de nichos (oportunidades de negócios) em Angola, identificação dos nichos adicionais. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA