Grécia vai receber terceiro resgate financeiro

(EURONEWS)

Os ministros da zona euro acordaram em Bruxelas, disponibilizar um total de 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro.

Depois de 11 horas de reunião, os ministros decidiram que a primeira tranche de 7,5 mil milhões de euros chegará ao país em Junho, segundo o comunicado divulgado pelo Eurogrupo.

“Esta é uma notícia muito boa – esta parte do acordo mostra que o programa está totalmente em funcionamento e a Grécia está no bom caminho e tem feito muito progressos”.

A Grécia poderá receber mais 2,8 mil milhões depois do verão caso cumpra os compromissos assumidos, segundo o acordo alcançado.

Na conferência de imprensa após a reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem indicou que um eventual alívio da dívida grega será avaliado no final do programa de resgate, a meio de 2018.

Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, saudou o “acordo decisivo alcançado “, comentando que se tratou de “um virar de página nesta longa história”, possível graças ao empenho de todos.

Nas ruas os sentimentos são diferentes. Os gregos contestam com manifestações e greves as novas medidas de austeridade aprovadas pelo governo. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA