Gaspar Rufino participa na reunião dos ministros da Defesa da CPLP

Gaspar Rufino - Secretário de Estado da Defesa (Foto: Clemente dos Santos)

O Secretário do Estado para Política de Defesa Nacional, almirante Gaspar Santos Rufino, vai participar na XVII reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ocorrer na próxima quinta-feira (19), na cidade de Delí, República do Timor-Leste.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Defesa Nacional entregue hoje (terça-feira) à Angop, o almirante chefia uma delegação do Ministério da Defesa em representação do titular da pasta, general João Manuel Gonçalves Lourenço.

O documento acrescenta que a reunião, com duração de um dia, congregará igualmente responsáveis do sector do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, países membros da CPLP.

O evento tem como objectivo avaliar o grau de execução das recomendações saídas da XVI reunião em São Tomé e Príncipe (2015), entre elas a evolução do sector de defesa, questões internacionais e as implicações político-militar no contexto regional dos estados membros.

A proposta de criação de uma identidade de segurança e defesa na CPLP, assim como a alteração dos estatutos para a institucionalização de directores para o Centro de Análises da Comunidade, entre outros assuntos, serão analisados igualmente no encontro.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, que busca o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.

Criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA