Festival Pan-Africano promove intercâmbio cultural

dança e música folclórica estará em evidencia no festival pan-africano (Foto: Diniz Simão)

O Festival Cultural Pan-Africano que acontece entre 26 a 29 deste mês em Joanesburgo (África do Sul) contribuirá para elevar o intercâmbio e a cooperação no domínio das artes entre os países africanos, de acordo com o director Nacional de Acção Cultural do Ministério da Cultura, Carlos de Jesus Vieira Lopes.

Angola far-se-á presente no festival denominado Gcwala-Ngamasiko com a cantora Josefina Wini, vencedora do Festival Nacional de Música Popular Angolana (Variante), edição 2004, e o grupo Sassa Tchokwe, da Lunda Norte.

Em entrevista à Angop para uma abordagem sobre a participação de Angola no evento, o responsável afirmou que, para além de juntar grupos e artistas dos países vizinhos, bem como da Nigéria, para mostrarem o que se faz no domínio da música e danças folclóricas, servirá igualmente para se promover a troca de experiência entre as diversas individualidades culturais.

Carlos de Jesus Vieira Lopes avançou que o evento visa igualmente promover a unidade em África, através da diversidade cultural, razão pela qual o Governo Angolano, através do Ministério da Cultura, promove a ida de uma artista e de um grupo musical.

O programa do evento reserva ainda workshops e seminários sobre o mundo da dança e música folclórica africana, tendo como foco o diálogo interactivo e a dança colaborativa. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA