EUA podem criar agência para combater ‘propaganda russa’

(AFP)

O membro do Congresso dos EUA Adam Kinzinger sugeriu criar uma nova agência federal para combater a alegada “propaganda divulgada pela Rússia e China”, informou Washington Examiner.

O projecto da lei apresentado no legislativo destaca que a Rússia e a China usam vários instrumentos de propaganda para diminuir a influência dos Estados Unidos no mundo.

“A criação da agência respectiva criará para os EUA a possibilidade única de dirigir um poderoso fluxo de verdade, garantindo a estabilidade mundial e evitando conflitos”, declarou o congressista.

O político está assegurado que a “resistência” a tais acções deve ser feita por um Centro de análise da informação e da reacção no âmbito do Departamento estatal dos EUA (o Departamento Externo dos EUA). O centro é previsto para analisar o andamento da alegada guerra informacional e revelar as operações dirigidas contra a segurança nacional do país.

O co-autor do projecto da lei, Ted Lieu sublinhou que a propaganda estrangeira não só divulga a retórica anti-ocidental, mas também manipula a opinião pública e mina a democracia e interesses dos EUA.

“Em poucas palavras, eles tornam o mundo menos seguro”, disse o político americano.

O projecto da lei foi apoiado por uma dezena de congressistas de ambos os partidos – Democrata e Republicano. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA