EUA: Fort McMurray continua em chamas, fogo pode progredir para outros estados (vídeo)

(EURONEWS)

As chamas gigantescas estão, de facto, a progredir, e continuam fora de controlo, no estado de Alberta, no Canadá. O fogo avança para lá de Fort McMurray e as autoridades temem agora que atinja outros estados.

O termómetro marcava ainda perto de 30 graus, este sábado, os ventos de 40 km/h ajudavam as chamas a avançar para florestas que não vêem chuva há dois meses.

“Ainda esperamos que o fogo cresça para nordeste, acreditamos que há uma forte possibilidade de o fogo à fronteira de Saskatchewan esta noite. Esperamos um comportamento extremo do fogo durante a maior parte do dia nessas áreas de florestas que continua a afastar-se das comunidades, mas será mais um dia difícil para os bombeiros”, explicou Chad Morrison, responsável pela prevenção a incêndios do governo de Alberta.

As chamas continuam a afastar-se de Fort McMurray mas ameaçam ainda pólos importantes:

“Obviamente que este fogo está a afectar as operações de energia na região. Ontem a Suncor começou uma evacuação preventiva dos seus funcionários não essenciais nas instalações e de civis de Noralta Lodge, o local pode ser ameaçado pelas chamas”, adiantou Rachel Notley, a governante da província de Alberta.

A situação é catastrófica. Já arderam mais de mil e quinhentos quilómetros quadrados de floresta, o correspondente a uma área equivalente a quase quinze vezes a da cidade de Paris.

Existe a possibilidade que chova nos próximos dias mas poderá não ser o suficiente para apagar as chamas. (EURONEWS)

Por Nara Madeira

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA