Director apela munícipes a preservarem infra-estruturas integradas

Director Nacional de Infra-estruturas Públicas, José Paulo Kai (Foto: Lucas Neto)

O director da Direcção Nacional de Infra-estruturas Públicas (DNIP), José Paulo Kai, apelou quinta-feira, em Luanda, os munícipes de Viana e Belas a velarem pela preservação das infra-estruturas integradas para garantir o saneamento básico e valorizar os recursos investidos na construção e reabilitação das vias.

O dirigente fez este apelo durante uma jornada de campo que visou apresentar 68 ruas construídas e concluídas no Lar do Patriota, município do Belas, bem como as outras 32 ruas reabilitadas no casco urbano velho da vila do município de Viana, inserida no âmbito da construção das infra-estruturas integradas e fiscalizadas pela DNIP.

Para o director da DNIP, com a conclusão destas infra-estruturas estão criadas as condições para melhorar a mobilidade das pessoas e garantir o saneamento básico dentro do casco urbano.

Afirmou que as infra-estruturas foram construídas de modo integradas para garantir o saneamento básico às populações e optimizar os recursos financeiros e humanos do Estado.

Solicitou a continua colaboração das administrações locais e da população para preservação das infra-estruturas criadas, tendo em conta os recursos que foram investidos.

“Queremos apelar à população a deixar práticas danosas ao património público como a lavagem de viaturas e queima de lixo nos passeios e no asfalto, a venda ambulante e misturas de argamassas no pavimento”, aconselhou.

As 68 ruas concluídas e apresentadas no Lar do Patriota estão orçadas em 74 milhões de dólares, enquanto que as 32 ruas da vila de Viana estão avaliadas em 46 milhões de dólares, respectivamente.

A nova imagem que as respectivas ruas ganharam deixa satisfeito os munícipes, na medida que vão proporcionar boa mobilidade e saneamento básico.

Durante a jornada de campo os técnicos e funcionários do Ministério da Construção tiveram a oportunidade de percorrer algumas vias construídas para avaliar a qualidade das infra-estruturas integradas no Lar do Patriota e da vila de Viana.

O projecto de construção de infra-estruturas integradas abrange outras províncias do país e visa a construção e reabilitação das vias secundárias e terciárias, integrando as redes de abastecimento de água potável, energia eléctrica, esgotos, drenagem das águas pluviais e tubagem para aplicação de redes de telecomunicações, bem lancis, passeios, a sinalização vertical e horizontal. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA