Diplomacia internacional tenta repôr a trégua em Nagorno-Karabakh (vídeo)

(EURONEWS)

A diplomacia internacional em movimento para dar um novo impulso às negociações de paz na região separatista de Nagorno-Karabakh.

Pela primeira vez desde o recrudescimento da violência, no mês passado, os presidentes da Arménia e do Azerbaijão reuniram-se com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov em Viena.

O encontro procura compromissos de ambos os lados e a reposição do acordo de cessar-fogo de 1994.

O conflito que matou no ultimo mês dezenas de pessoas pode causar instabilidade numa região que serve como corredor de condutas de petróleo e gás destinados aos mercados mundiais.

Os estados da antiga União Soviética, Azerbaijão e Arménia, lutam pelo território montanhoso de Nagorno-Karabak desde o início de 1990, uma guerra que provocou já milhares mortos em ambos os lados e centenas de milhares de deslocados.

O conflito foi interrompido pela trégua de 1994, mas têm sido registados episódios de violência, mesmo assim. O cessar-fogo foi quebrado no mês passado quando o exército do Azerbaijão e os separatistas arménios trocaram fogo pesado usando artilharia, tanques, foguetes e helicópteros. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA