BNA quer adequar sistema financeiro nacional às normas internacionais

BNA (Foto: Jorge Monteiro/PA)

O Banco Nacional de Angola (BNA) está empenhado em criar condições objectivas e técnicas para adequar o sistema financeiro angolano às normas prudenciais e às boas práticas financeiras internacionais.

Para o efeito, o BNA prevê criar um organismo eficaz do sistema financeiro angolano com a competência de prever riscos e contingências de risco sistémico, admitiu hoje, terça-feira, em Luanda, uma fonte da instituição financeira central do país.

A fonte fez saber que a actual dinâmica do sistema financeiro angolano e mundial exige, com urgência, a criação de um órgão para analisar constante e previamente todas as situações, medidas, operações e produtos financeiros.

A necessidade da criação deste organismo, sustentou a fonte, visa conter a quase vulnerabilidade do sistema financeiro angolano, prevenir a crise sistémica e prover a credibilidade do BNA junto de outros mercados internacionais.

Entretanto, o BNA apresenta esta tarde o seu Projecto de Adequação do Sistema Financeiro Angolano às Normas Prudenciais e Boas Práticas Internacionais aos presidentes dos conselhos de administração dos bancos comerciais público e privado.

A reestruturação do Banco Nacional de Angola, em curso, tem como objectivo tornar a instituição numa verdadeira autoridade monetária, cambial e de supervisão do sistema bancário do país. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA