Bengo: Duzentas toneladas de banana exportadas para RDC

Bengo: Produção de Banana nacional (Foto: Joaquina Bento)

Duzentas toneladas de banana foram exportadas, em 2015, para a República Democrática do Congo (RDC) pela empresa Caxito-Rega, gestora do perímetro irrigado de Caxito, província do Bengo.

A informação foi avançada, quarta-feira, à imprensa, na localidade do Panguila, província do Bengo, pelo presidente do Conselho de Administração da empresa Caxito-Rega, João Mpilamosi, no final da última reunião da comissão organizadora da 5ª edição da Feira da Banana de Produção Nacional.

Para esse ano, estimou, a cifra poderá aumentar para 1.200 toneladas.

Salientou que esta exportação poderá ser estendida nos próximos tempos para a República da Namíbia e noutros países da África Central.

Segundo João Mpilamosi, a província do Bengo continua a liderar, a nível do país, a produção da banana, fornecendo anualmente 700 mil toneladas de banana de qualidade ao mercado.

Avançou que as condições técnicas, materiais e logísticas estão já criadas para a realização da 5ª edição da Feira da Banana, a decorrer a partir de hoje, quinta-feira, até ao dia 29 deste mês, no mercado do Panguila sob o lema “Diversificar a Produção para Promover o Crescimento Económico”.

Fez saber que, o município de Nambuangongo participará no certame com 112 expositores, Dande com 50, Ambriz com 40, Dembos com 30, Pango Aluquém com 12 e Bula Atumba com oito. Também estarão presentes 15 artesões e dois estilistas das províncias do Bengo e Luanda, respectivamente.

Assegurou que prevê-se a participação de mais de 300 expositores, contra os 250 da edição anterior, sublinhando que grande parte das províncias que participam regularmente no evento confirmaram a sua participação para expor os seus produtos, enquanto algumas estarão presentes de forma institucional.

Em internacionais, ressaltou, a China confirmou a sua presença com três empresas, além de outros países que operam em Angola também poderão participar do encontro.

A Feira da Banana de Produção Nacional, que se realiza anualmente na província do Bengo, é um dos maiores eventos que possibilita os pequenos, médios e grandes agricultores, artesões, gestores de empresas de máquina e equipamentos expor um conjunto de produtos, incentivando, deste modo, os produtores a aumentarem a produção, no sentido de diversificarem a economia.

A actividade vai acontecer em dois pavilhões, sendo um de 50 mil metros quadrados destinado aos expositores, outro, com menos espaço, para acções culturais.

A 5ª edição da Feira da Banana de Produção Nacional é uma organização do Governo Provincial do Bengo, em parceria com o Ministério da Agricultura. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA