Bengo: Doze províncias confirmam participação na feira da banana

(Foto: D.R.)

Doze províncias confirmaram a sua participação na 5ª edição da feira da banana de produção nacional, a decorrer de 26 a 29 de Maio do corrente ano, na localidade do Panguila, município do Dande, província do Bengo.

Em declarações à imprensa, no final de uma reunião da comissão preparatória o porta-voz do certame, Araújo Pedro, disse que o número de províncias poderá aumentar nos próximos dias, tendo sublinhado que 80 porcento das condições técnicas, logísticas e acomodação estão criadas para a realização do evento.

Frisou que em termos de asseguramento estão acauteladas todas as situações que possam perigar o bom andamento da feira, assim como a situação de limpeza, saneamento básico, abastecimento de água, energia eléctrica quer da rede pública quer da fonte alternativa do recinto.

Quanto as inscrições, de acordo com Araújo Pedro, as empresas habituais já se inscreveram, neste momento está-se fazer a entrega dos espaços de exposições.

“Queremos ultrapassar o número de empresas que participaram na edição passada, penso que com a participação de outros ramos de actividades teremos este ano um número maior”, ressaltou.

Assegurou que a comissão organizadora inscreveu já mais de 30 empresas de diversos ramos de actividades que deverão expor a banana como produto principal, bem como outros produtos de origem agrícola, os seus respectivos factores de produção e maquinaria que intervém na cadeia produtiva da banana.

Segundo Araújo Pedro, a feira contará ainda com a participação dos seis municípios que compõem a província do Bengo (Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém).

Afirmou que a comissão organizadora aguarda ainda pelos representantes de países estrangeiros, com destaque para China que deverá participar com 25 empresas.

A participação do Brasil, Alemanha, Grécia e Polonia está condicionada pela solução dos vistos de entrada dos seus expositores.

“Se esta situação dos vistos for resolvida a tempo poderemos contar com expositores destes países que é o desejo do governo da província”.

A 5ª edição da feira da banana terá como inovação a participarão de empresas das telecomunicações, bancos, empresas de exploração de inertes, madeira, assim como do sector público e privado que deverá expor todas as suas potencialidades.

A outra novidade da 5ª edição, esta relacionada com a não realização do fórum de negócios, mas de palestras com diversos temas que serão dirigidas aos expositores e convidados.

A feira da banana de produção nacional, que se realiza anualmente na província do Bengo, tem sido um dos maiores eventos que tem possibilitado os pequenos e grandes agricultores, artesões, gestores de empresas de máquina e equipamentos expor um conjunto de produtos, incentivando, deste modo, os produtores no aumento da produção e na diversificação da economia.

A semelhança da 4ª edição que decorreu de 7 a 9 de Maio do ano transacto e que contou com a confirmação de 200 expositores representantes de 14 províncias do país, este ano, será igualmente realizada com algumas contenções, face a redução dos recursos financeiros.

O certame contará com dois pavilhões, sendo um de 50 mil metros quadrados destinado para os expositores de máquinas e equipamentos que ocupa maior espaços e outro pavilhão para acções culturais, onde poderão actuar vários músicos.

A 5ª edição da feira da banana de produção nacional decorrerá sob o lema “Diversificar a Produção para Promover o Crescimento Económico” e é uma organização do Governo Provincial do Bengo, em parceria com o Ministério da Agricultura. (angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA