Autoridades sanitárias de Luanda realizam avaliação gratuita de hipertensão arterial

Campanha de avaliação de pressão arterial (Arquivo) (Foto: Angop)

A Direcção de Saúde do município de Luanda promove hoje, terça-feira, e quarta, uma campanha de avaliação gratuita da tensão arterial, no âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a 17 de Maio.

A Angop soube da directora municipal de saúde pública, Esperança Manuel, que técnicos da instituição vão montar tendas nas principais paragens de táxis e autocarros, bem como em postos de saúde públicas e privados nos cinco distritos da circunscrição.

“ Infelizmente a hipertensão arterial tem sito uma das principais causas de mortes no país, afectando pessoas de todos os estractos da nossa sociedade incluindo crianças e jovens”, sublinhou.

Igualmente médica apontou entre as questões que concorrem para o problema da hipertensão arterial, aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo.

A médica alerta que esta doença tem tido consequências bastante marcantes como os acidentes cardiovasculares que termina em morte e sequelas irreversíveis.

A hipertensão é uma das principais causas de morbi-mortalidade no planeta, tornando-se um peso maior em alguns países africanos de baixa renda, onde estima-se que 40 por cento dos adultos estejam afectados.

A doença aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal, mas é prevenível e pode ser tratada com prática de exercícios físicos regulares e alimentação saudável. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA