Automobilistas aplaudem anúncio da reabilitação técnica da Avenida Kima Kianda

Estrada do Kima Kienda, Boa Vista (Foto: Lucas Neto)

Automobilistas que circulam pela Avenida Kima Kienda, no distrito urbano da Ingombota, em Luanda, aplaudiram o anúncio segunda-feira do governador provincial, Higino Lopes Carneiro, sobre a reabilitação da via, em estado acentuado de degradação.

Os automobilistas que reagiam depois do governador de Luanda efectuar uma visita ao local, disseram que a reabilitação paliativa da via não tem surtido os efeitos desejados, sugerindo a realização de trabalhos técnicos e profundos pelo Ministério da Construção, através do Instituto Nacional de Estradas de Angola.

Na opinião do automobilista José da Gama Costa , a Avenida Kima kienda é uma via bastante importante de ligação para o centro da cidade capital, e a sua reabilitação vai descongestionar as demais vias em direcção a baixa de Luanda.

Para além dos camiões que transportam mercadorias a partir do Porto de Luanda, é também usada por viaturas de combustíveis da base logística da Sonangol para diferentes províncias e postos de abastecimento, disse o cidadão Neves Fernandes, motorista de uma empresa privada de transportes de contentores no Porto seco, em Viana.

Por sua vez, o engenheiro de construção civil, Manuel da Conceição, disse que a decisão das autoridades governamentais é bem-vinda, e sugeriu a reabilitação completa da avenida, ao invés de trabalhos paliativos e de terraplanagem, passando pela colocação de um novo tapete asfáltico, rede de esgotos, valas de drenagem para evacuação das águas residuais e fluviais.

De recordo com o camionista João Jamba, devido aos buracos vários acidentes têm-se registado naquela avenida, com destaque para a queda de contentores de 20 e 40 pés, em alguns casos com vítimas humanas.

” Caso não seja reabilitada com maior urgência, a estrada poderá estar intransitável definitivamente, visto que existe uma degradação acentuada nos dois sentidos “, sublinhou.

Devido a estrada esburacada, os camionistas são vítimas de roubo de combustíveis, enquanto os proprietários de viaturas ligeiras sofrem assaltos a mão armada quando abrandam a marcha para evitar os buracos, denunciou um automobilista que pediu o anonimato.

Referiu ainda que o mau estado da estrada acarreta muitos problemas mecânicos para as viaturas e chega a ser fatal devido a instabilidade do piso, que desequilibra os contentores.

A Kima kienda é uma das vias mais usadas nos distritos urbanos da Ingombota, Sambizanga e Cacuaco, através do bairro da Boavista.

Com uma população estimada em aproximadamente 500 mil habitantes, a Ingombota ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e é composto pelos bairros da Ingombota (sede), Patrice Lumumba, Ilha do Cabo, Kinanga e Maculusso.

A localidade tem os seus limites com o Oceano Atlântico, os distritos urbanos da Samba, Sambizanga, Rangel e Maianga e ocupa maior parte das áreas urbanas da cidade capital. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA