Apreendidos quase 900 kg de coca no Pacífico colombiano

(AFP)

Quase 900 quilos de cocaína, transportados em uma lancha pelo Pacífico colombiano, foram apreendidos pelas autoridades – informou a Marinha de Guerra nesta sexta-feira, acrescentando que um veículo semi-submergível para transporte de drogas também foi encontrado em outra operação.

Segundo um comunicado da Marinha de Guerra, um navio da corporação “detectou uma embarcação suspeita que transitava à noite por um sector próximo ao município de Tumaco”, perto da fronteira com o Equador, e revistou a lancha. A bordo, foram encontrados 881 quilos de coca. Os três tripulantes – dois colombianos e um equatoriano – foram detidos.

“Os três sujeitos capturados, a droga e a lancha em que estavam foram postos à disposição do Corpo Técnico de Investigação do Ministério Público”, acrescentou a nota.

Segundo as imagens da apreensão divulgadas pela Armada, a droga estava envolta em pacotes com retratos de estrelas do futebol, como o colombiano James Rodríguez e o mexicano Javier “Chicharito” Hernández, além de celebridades da televisão.

Em outra operação ao sul do município de Tumaco, a Marinha de Guerra conseguiu apreender um veículo “que seria usado, ao que parece, para transportar até quatro toneladas de alcaloides de uma única vez para a costa do México e dos Estados Unidos”.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, base para a fabricação de cocaína. De acordo com o mais recente informe das Nações Unidas, o país exportou pelo menos 442 toneladas dessa droga em 2014.

Na semana passada, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou uma apreensão recorde de 87,5 toneladas de cocaína desde o início deste ano. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA