Angola participa na Conferência de Alto Nível do IPOA

Ângela Bragança - Secretária de Estado para a Cooperação (Foto: António Escrivão)

Uma delegação chefiada pela secretária de Estado da cooperação, Ângela Bragança, participa em Antalya (Turquia) de 27 a 29 de Maio, na Reunião de Alto Nível para a avaliação Intercalar da implementação do Programa de Acção de Istambul para os países Menos Avançados (PMAs).

O Programa de Acção de Istambul para os Países Menos Avancados (PMAs) para a Década 2011-2020 tem como objectivo superar os problemas estruturais que enfrentam estes países para “erradicar a pobreza, alcançar as metas de desenvolvimento definidas ao Nível internacional” e fazer com que estes saiam desta categoria (PMAs).

Em termos quantitativos, com o Programa de Acção de Istambul (IPOA), pretende-se assegurar que até 2020, pelo menos metade dos PMAs, tenha o Nível adequado de desenvolvimento para aceder aos critérios que confirmam a sua graduação a País de Renda Média.

Esta reunião procederá à avaliação intercalar do estado de implementação do IPOA e adoptará uma Declaração.

A sessão inaugural foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia e nela tomaram a palavra distintas personalidades, de entre as quais o Presidente da Assembleia Geral da ONU..

Integram ainda a delegação angolana o Secretário de Estado do Planeamento, Pedro Luis, o embaixador de Angola na Turquia, José Alves Primo, a embaixadora Margarida Izata, directora para os Assuntos Multilaterais do MIREX e técnicos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA