África do Sul enaltece relações com Angola

(RNA)

A Embaixada da República da África do Sul em Angola enaltece nesta quinta-feira, as relações entre ambos os países.

Num comunicado de imprensa enviado à Angop, alusivo ao Dia da Liberdade, assinalado a 27 de Abril, na África do Sul, a missão diplomática realça as relações bilaterais, cimentadas durante a luta de libertação, quando Angola abrigou e apoiou os quadros sul-africanos da libertação em vários campos deste país.

No que concerne à cooperação económica nos sectores da exploração mineira, serviços médicos, entre outras áreas, o documento acrescenta que a África do Sul está também pronta para trabalhar estreitamente com Angola na industrialização da economia angolana.

A África do Sul trabalha com Angola na paz e na Segurança do continente no quadro da União Africana, da SADC, das Nações Unidas, bem como participa igualmente como observador na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, que é presidida pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

A embaixada garante que o país vai continuar a consolidar e fortalecer as relações bilaterais com Angola, para a melhoria da vida dos cidadãos e na manutenção da paz, estabilidade e segurança no continente.

As relações bilaterais entre Angola e África do Sul foram formalizadas quando o Acordo da Comissão Mista da cooperação foi assinado entre os dois países, a 20 de Novembro de 2000, refere o comunicado.

Por outro lado, o documento acrescenta que as comemorações desde ano serviram para reflectir o progresso feito desde 1994, na promoção dos valores da liberdade, democracia, e assegurar que os direitos humanos se tornem uma realidade.

O Dia da Liberdade é comemorado a 27 de Abril, data criada em virtude da realização das primeiras eleições democráticas na África do Sul, em 1994. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA