Actividade diplomática do PR constitui destaque político

Presidente José Eduardo dos Santos recebe mensagem do seu homólogo da república do Burundi (Foto: Francisco Miúdo)

A actividade diplomática desenvolvida pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, constituiu destaque no noticiário político na semana que hoje finda.

Neste contexto, ao longo desta semana o Chefe de Estado angolano abordou com o representante do Presidente russo para o Médio Oriente e África, Mikhail Bogdanov, aspectos ligados ao desenvolvimento de uma cooperação mutuamente vantajosa em vários domínios, entre Angola e a Federação da Rússia.

José Eduardo dos Santos recebeu também uma mensagem do seu homólogo do Burundi, Pierre Nkurunziza, bem como recebeu em audiência a ministra do Trabalho Estratégico e Desenvolvimento da Suécia, Kristina Persson, com quem trocou impressões ligadas ao reforço e fortalecimento das relações de cooperação entre ambos os países.

Ainda no decorrer da semana que hoje finda mereceu destaque a exoneração por decreto dos vice – governadores do Banco Nacional de Angola, Gualberto Manuel Amaro Lima Campos e Cristina Florêncio Dias Van-Dúnem, e a nomeação em substituição nos cargos Manuel António Tiago Dias e Suzana Maria de Fátima Camacho Monteiro.

Foram ainda exonerados no mesmo decreto os Vice-Governadores da Província do Cuanza-Norte, Erlindo Ernesto Lidador e Manuel de Abreu Pereira da Silva, tendo nomeado Henrique Jorge do Sacramento e Sousa para o cargo de Vice-Governador da Província do Cuanza-Norte para o Sector Económico e Pedro Samuel John Júnior, como vice-Governador da Província do Cuanza-Norte para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Mereceu ainda destaque ao longo da semana finda a realização da 9ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Económica e da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, que analisou do estado de implementação dos Programas Dirigidos em curso nos sectores da agricultura, das pescas e da indústria.

O encontro equacionou as vias para se ultrapassarem os constrangimentos que os empresários enfrentam por forma a recuperar os índices de produção dos bens essenciais programados, fundamentalmente os da cesta básica.

Outro assunto que mereceu destaque nestes sete dias foi a Quarta Sessão Ordinária da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros, orientada pelo vice-presidente da República , Manuel Vicente.

A deslocação do vice-presidente da República a Kampala (Uganda ) para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito, Yoweri Musseveni, em representação do estadista angolano, José Eduardo dos Santos, foi outro assunto que mereceu destaque ao longo deste período.

Mereceu ainda realce na semana finda, a deslocação do ministro das relações exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, a Moçambique para uma visita oficial de três dias, destinada ao reforço das relações bilaterais de cooperação existentes entre Angola e o país do Indico.

Constituiu também destaque, o seminário de capacitação sobre o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território, dirigido aos vice-governadores, directores provinciais e administradores municipais.

Na ocasião, o ministro da administração do Território, Bornito de Sousa, alertou que os símbolos da República usados em muitos casos em documentos de instituições públicas são falsos por faltarem alguns detalhes conformes aos originais.

O apelo do Procurador-geral da República, João Maria de Sousa, a união de todos para se combater, prevenir e melhorar a investigação e acção penal contra os crimes ligados a corrupção, constitui igualmente realce no noticiário político.

Outro assunto que mereceu destaque da semana, foi a conferência de imprensa, do balanço da visita a Angola, de 3 a 10 de Maio, o alto funcionário das Nações Unidas, François Crépeau onde a anunciou a existência de pelo menos 300 mil migrantes a dedicarem – se à exploração de diamantes na província da Lunda Norte, encontrando-se a maioria em situação ilegal.

Fez igualmente eco, da semana que hoje termina, os 23 anos da criação da brigada da BET, assinalado no dia 10 desde mês, Na ocasião, o comandante da corporação, comissário Timóteo Hilário, anunciou que de Janeiro a Abril do corrente ano este órgão ligado ao comando geral da polícia nacional, registou duzentos e quarenta acidentes de viação, que provocaram 30 mortes nas estradas nacionais 100, 120, 225, 230 e na via expressa Benfica –Viana – Cacuaco. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA