Suíça: Angola participa na Conferência sobre Prevenção de Extremismo Violento

Manuel Augusto, secretário de Estado angolano das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, encontra-se em Genebra (Suíça), para participar na Conferência Internacional sob o tema “Prevenção de Extremismo Violento – Caminho a Seguir”, que hoje (quinta-feira), teve início no Palácio das Nações.

O governante angolano vai intervir sexta-feira no Segmento de Alto Nível do evento que contará com presença de vários chefes de Estado e de governos que apresentarão a sua visão sobre as melhores estratégias de prevenção e combate à violência extrema e terrorismo.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, vai participar na Conferência, uma organização conjunta das Nações Unidas e o Governo Suíço.

A Conferência sobre a “Prevenção de Extremismo Violento – Caminho a Seguir”, realiza-se na sequência da apresentação do Plano de Acção para a Prevenção do Extremismo Violento, pelo Secretário-Geral da ONU, e aprovado pela Assembleia-Geral, em Fevereiro de 2016.

Na ocasião, a Assembleia-Geral comprometeu-se em “Aprofundar a reflexão sobre o Plano de Acção do Extremismo Violento e a revisão da Estratégia Global de Combate ao Terrorismo, em Junho de 2016, assim como em outros fóruns relevantes”.

No Plano de Acção, o Secretário-Geral da ONU, apela a uma abordagem que inclua não apenas as medidas de combate ao terrorismo baseada no reforço da segurança, mas também medidas preventivas sistemáticas para abordar as condições subjacentes que levam os indivíduos a radicalizar-se e juntar-se aos grupos extremistas violentos.

O plano é um apelo para uma acção concertada da Comunidade Internacional para enfrentar e impedir a propagação do extremismo violento e foi desenvolvido através de um abrangente processo de consulta entre as várias agências e programas especializadas das ONU e estados membros. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA