Serviço de Bombeiros alerta banhistas sobre possível chegada de calemas em Luanda

Faustino Minguês - Porta-voz do comando provincial dos Bombeiros (Foto: Rosario dos Santos)

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) alerta para a chegada, nos próximos dias, de fortes calemas nas praias ao longo da orla marítima de Luanda.

Em declarações hoje, Quarta-feira, à Angop, o porta-voz provincial dos bombeiros, Faustino Minguês, afirmou que as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET) aponta para a chegada das calemas nos próximos dias e as ondas poderão atingir dois metros de altura.

“ Neste momento estamos a fazer um trabalho preventivo, alertando a população, principalmente os banhistas para não utilizar as praias na altura das fortes ondas”, referiu.

Segundo o oficial, o trabalho de sensibilização esta ser feito junto dos pescadores, moradores e frequentadores de locais públicos localizado ao longo da orla marítima, no sentido de seguirem as orientações dos especialistas do projecto Praias Seguras de Angola destacados ao longo das praias.

A forte agitação marítima registada nos meses de Agosto e Setembro do ano findo provocou a morte de quatro pessoas e inundações de dezenas de residências nos municípios de Belas (comuna da Barra do Kwanza), Quiçama (comuna do cabo Ledo) e distrito urbano da Ingombota ( Ilha do Cabo) .

“ Por uma questão preventiva já temos equipas de mergulhadores para efectuarmos possíveis buscas”, acrescentou.

Calemas são alterações que ocorrem periodicamente no nível das águas do mar, causadas pela interferência da força de gravidade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA