Problemática das drogas será debatida nas Nações Unidas

Rui Mangueira - Ministro da Justiça (Foto: Joaquina Bento)

A problemática Mundial das Drogas será debatida na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai decorrer em Nova Iorque, Estados Unidos da América, de 19 a 21 deste mês.

Segundo uma nota chegada hoje, segunda-feira à Angop, a delegação angolana a ser chefiada pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Jorge Carneiro Mangueira, vai participar no Painel de Alto Nível.

A sessão especial vai debater a redução da demanda e da oferta, os Direitos Humanos das mulheres e crianças envolvidas neste fenómeno, os novos desafios e o desenvolvimento alternativo, informa o documento.

De acordo com o informe, esta sessão especial será um marco importante na consecução dos objectivos estabelecidos pela comissão de Narcóticos e Drogas, visto que permitirá a avaliação da implementação pelos Estados Membros da Declaração Política e o Plano de Acção pela cooperação internacional no sentido de se obter uma estratégia integrada e balanceada de combate ao problema mundial das drogas foi aprovada em 2009, bem como as metas a serem alcançadas até 2019.

Enquanto Estado Democrático de Direito, a promoção e protecção dos direitos dos cidadão consagrados na Constituição de Angola, constituem fundamento da República de Angola, tendo o Governo vindo a aumentar significativamente os seus esforços com vista a assegurar um combate efectivo e eficaz a esta problemática, onde destacamos a criação do Instituto Nacional de Luta Anti-Droga, em 2013, e a aprovação de legislação de combate ao Branqueamento de Capitais e ao Tráfico, lê-se no documento.

Integraram a delegação a Directora do INALUD, Ana Mamede Graça, o director do Gabinete do Ministro, Eurico Ndando e técnicos dos ministérios da Saúde, do Minars e da Procuradoria-Geral da República. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA