Presidente da UNITA desdobra-se em contacto diplomáticos pela Europa

(UNITA)

O Presidente da UNITA, Senhor Isaías Henrique Gola Samakuva, encontra-se em Bruxelas, Reino da Bélgica, desde o dia 23 de Abril de 2016 para dar seguimento ao périplo diplomático da UNITA, que o levou a visitar Portugal e o Reino de Marrocos.

Em Portugal, o Presidente da UNITA cumpriu uma agenda intensa com a realização de vários encontros com membros do governo português, com Deputados, amigos e jornalistas de vários órgãos de comunicação social a quem transmitiu a mensagem de esperança e o ponto de vista da UNITA sobre o presente e o futuro de Angola.

Em Lisboa, no dia 21 de Abril de 2016, o Presidente Samakuva encontrou-se no Palácio das Necessidades, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o Secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, o Dr. José Luís Carneiro.

No mesmo dia, manteve um encontro na Assembleia da Republica Portuguesa, com a Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, presidida pelo Dr. Sérgio Sousa Pinto.

Às 16 horas do mesmo dia, o Presidente Samakuva encontrou-se na Assembleia da Republica, com o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, o Dr. Luís Montenegro e ao fim do dia, com o Presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, o Dr. Luís Filipe Soares.

Na sexta-Feira, dia 22 de Abril de 2016, o Presidente da UNITA encontrou-se a meio da manhã, na Assembleia da Republica, com o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e também Presidente do Partido Socialista Português, o Dr. Carlos Cesar. No mesmo dia, por volta das 12 horas, o Presidente Samakuva manteve na Embaixada da República de Angola, em Lisboa, um encontro de cortesia, com o Embaixador de Angola, em Portugal, o Dr. Marcos Barrica e ao meio da tarde teve um encontro com o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do CDS/PP, o Dr. Hélder Amaral, também na Assembleia da República Portuguesa.

Jantou no dia 21 de Abril de 2016 com amigos portugueses, entres estes o Dr. João Soares e as senhoras Maria Antónia Palla e Maria João de Sande Lemos, membros fundadores do Fórum Português para a Paz e Democracia em Angola.

O Presidente Samakuva aproveitou a oportunidade para apresentar em Lisboa, em todos os encontros que manteve com as diversas personalidades, o novo Representante da UNITA junto das comunidades angolanas residentes em Portugal, senhor José Gonçalves Jaime Furtado.

A visita do Presidente da UNITA a Portugal, Marrocos e Bélgica ocorre num momento muito particular da história de Angola em que se vislumbram importantes mudanças no país, onde a UNITA é chamada a desempenhar, uma vez mais o seu papel de partido histórico com responsabilidades acrescidas para promover a alternância com vista ao aprofundamento da democracia, da boa governação, do respeito dos direitos humanos, da justiça social e fomento do desenvolvimento sustentado.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA