Parceria Banco Sol e MasterCard promove inovação no sector de pagamentos

Banco Sol (DR)

O Banco Sol e a MasterCard estabeleceram hoje, quinta-feira, uma parceria para oferecer um conjunto dinâmico de soluções de pagamentos aos cidadãos de Angola que vai ajudar a modernizar e a diversificar uma das economias com crescimento mais rápido em África.

A parceria prevê um suporte financeiro por parte da MasterCard, num total de 18 milhões, 99 mil e 511 dólares, para apoiar os projectos e implementare produtos e serviços para um período de cinco anos.

O acordo tem como objectivo firmar presença da MasterCard no mercado angolano através da emissão de cartões de pagamento através do banco sol, como foco aos produtos pré-pago, debito e credito e tornar o banco sol como maior emissor de cartões de pagamento MasterCard em Angola.

Segundo o presidente do Conselho da Administração do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, com a assinatura deste contrato vai permitir um sector de pagamentos mais robusto e oferecer soluções essenciais ao país, que ajudarão a promover a inclusão financeira e a aumentar a facilidade de realizações de negócios.

“Estas soluções incluem os cartões de débito comerciais pré-pagos MasterCard, bem como soluções de controlo da gestão comercial. A parceria também levará à realização de inovações adicionais ao ecossistema local de pagamentos”, disse.

Coutinho Miguel acrescentou que apenas 39.2 porcento dos angolanos têm conta bancária em instituição formal, percentagem essa que é um pouco mais elevada nas zonas urbanas, onde 56.5 por cento têm conta bancária, comparado com 33.8 porcento nas zonas rurais.

“Angola tem o terceiro maior sector bancário em África, depois da Nigéria e da África do Sul, e a quinta maior economia africana e regista um crescimento económico sustentado. Contudo, após ter-se verificado um abrandamento económico, foi identificada a necessidade de diversificar a economia de forma a minimizar a dependência do petróleo.

Por sua vez, o presidente da MasterCard para a Região da África Subsariana, Daniel Monehin, afirmou que a parceria com o Banco Sol constitui um marco importante para o sector bancário em Angola.

“Esta parceria irá ajudar a modernizar o sector dos pagamentos e a diversificar a economia. Isto está em sintonia com o plano governamental de fomentar o crescimento económico no país e

ajudará, igualmente, a aumentar a inclusão financeira em Angola”, disse.

A MasterCard, prosseguiu, partilha a visão do Banco Sol, de uma economia mais fortalecida e abrangente, e em conjunto continuaremos a trazer aos angolanos a segurança reforçada, maior inclusão financeira e crescimento económico alargado, que as soluções no domínio dos pagamentos oferecem”, disse Monehin.

“ Como uma das maiores instituições financeiras de Angola, o Banco Sol está numa posição privilegiada para fazer parceria com a MasterCard a fim de atingir os objectivos referidos da diversificação económica, maior inclusão financeira e aumento da facilidade de realização de negócios”.

O Banco Sol conta com 154 agências em todo o país e emprega mil 200 trabalhadores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA