Otan e Rússia têm discussões “francas e sérias”

(AFP)

Otan e Rússia tiveram nesta quarta-feira discussões “francas e sérias”, entre embaixadores, apesar das “profundas divergências”, afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stolteneberg.

“Acredito que tivemos uma franca, séria e na realidade boa reunião”, disse Stoltenberg.

“Os aliados da Otan e a Rússia têm diferentes pontos de vista, mas escutamos o que todos queriam dizer”, completou.

A reunião do Conselho Otan-Rússia foi a primeira desde que a Aliança suspendeu toda cooperação prática com Moscovo para protestar pela anexação da Crimeia em 2014.

“Há profundas divergências em relação à crise na Ucrânia”, disse Stoltenberg, antes de destacar que tanto a Rússia como a Otan concordaram a respeito da importância dos acordos de paz de Minsk.

Stoltenberg disse que a conversa foi franca em particular sobre “a transparência e previsibilidade e na importância da redução de riscos mantendo abertas as linhas de comunicação militares” para evitar incidentes como os da semana passada no Mar Báltico.

Aviões russos sobrevoaram na semana passada um contra-torpedeiro americano no Mar Báltico, o que gerou protestos de Washington. Dias depois um avião americano de reconhecimento foi interceptado por um caça russo “de maneira perigosa e não profissional”, de acordo com Washington também no Mar Báltico. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA