Obama parte em viagem a Arábia Saudita, Alemanha e Grã-Bretanha

O presidente americano, Barack Obama, em Washington, DC, no dia 19 de abril de 2016 (AFP)

O presidente americano, Barack Obama, partiu nesta terça-feira em uma viagem de seis dias na qual fará sua primeira escala na Arábia Saudita para depois seguir para Alemanha e Grã-Bretanha.

Não se espera que Obama receba uma acolhida calorosa na Arábia Saudita, onde terá consultas com seus aliados no Golfo Pérsico sobre os conflitos no Iêmen e na Síria.

O presidente se reunirá com o rei Salman na quarta-feira antes de um encontro com o Conselho de Cooperação do Golfo com líderes de Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã na quinta-feira.

Estas monarquias sentem-se ofendidas pelo tom e pelas ações do presidente americano e agora se mostram impacientes pelo fim de seu governo e sua substituição.

Particularmente, rejeitam o acordo nuclear alcançado com o governo xiita do Irã, que implicou o fim do isolamento da república islâmica e das sanções em troca de concessões em seu programa nuclear.

Obama seguirá, então, para Londres, onde se reunirá com o primeiro-ministro David Cameron dois meses antes do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Ele também tem agendado um almoço com a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

A primeira-dama, Michelle Obama, se reunirá em Londres com seu marido, informou a Casa Branca.

A escala final da viagem será na Alemanha, onde Obama se reunirá com a chanceler Angela Merkel e discursará na abertura da feira de tecnologia industrial de Hanôver. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA