Obama finalmente se encontrou com Erdogan

(AFP 2016/ Saul LOEB)

O presidente americano Barack Obama realizou um encontro com o seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan nas margens da Cúpula da Segurança Nuclear em Washington (EUA).

Entre os temas discutidos pelos dois líderes havia o do terrorismo e o da migração, segundo divulgou a Casa Branca.

Mais cedo, na quarta-feira (30 de março) o representante oficial da Casa Branca, Josh Earnest, declarou que a agenda dos chefes dos EUA e da Turquia previa uma reunião informal.

Mesmo assim, ele notou que era pouco provável que Obama tivesse a oportunidade de realizar reuniões tradicionais com todos os 50 líderes mundiais que participam no evento.

Cabe mencionar que no âmbito do encontro que foi realizado na quinta-feira entre Erdogan e o vice-presidente americano, Joe Biden, os políticos discutiram os meios para intensificar a cooperação na luta contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia), além da pacificação na Síria.

No fim da semana passada a média americana informou também que Obama tinha rejeitado a proposta de realizar uma reunião bilateral com Erdogan durante a Cúpula, que estava prevista para a noite entre 31 de março e 1 de abril nos EUA.

O Kremlin divulgou que Vladimir Putin não estaria presente na Cúpula de Segurança Nuclear por razão de falta de cooperação durante os preparativos do encontro. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA