Ministro das Relações Exteriores destaca contribuição do país

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Pedro Parente)

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse, hoje, sábado, em Brazzaville, República do Congo, que Angola jogou um papel muito importante na consolidação da paz neste país vizinho, há 15 anos.

Georges Chikoti fez este pronunciamento à imprensa angolana, à margem da cerimónia de investidura do Chefe de Estado da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, assistida pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Disse que na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), José Eduardo dos Santos tem desempenhado um papel fundamental na estabilidade da República do Congo.

“Viemos transmitir a nossa solidariedade para com o povo irmão do Congo e com o seu Presidente Denis Sassou Nguesso”, enfatizou o chefe da diplomacia angolana à imprensa.

Realçou igualmente a ajuda prestada ao governo de transição na República Centro Africana (RCA), onde Angola já dispõe um consulado, “não só para a consolidação da paz, mas também para termos um programa mínimo de cooperação”.

Segundo Georges Chikoti, o engajamento do estadista angolano vai no sentido de trabalhar com as autoridades da Região dos Grandes Lagos para a consolidação da paz, para que esta parcela do continente africano possa desenvolver sem conflitos.

A cerimónia de empossamento de Denis Sassou Nguesso, realizada no Palácio dos Congressos, foi assistida por vários estadistas, dentre os quais o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, acompanhado pela primeira dama, Ana Paula dos Santos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA