Ministro afirma que é “fantasia” acreditar em bom acordo com UE em caso de Brexit

(AFP)

Pensar que o Reino Unido poderia chegar a um acordo comercial favorável com a União Europeia se abandonar o bloco é uma “completa fantasia”, denunciou nesta segunda-feira o ministro britânico das Finanças, George Osborne.

“É uma completa fantasia acreditar que existe outro tipo de acordo alternativo à adesão e igualmente bom”, disse Osborne em um discurso no qual apresentou um relatório do Tesouro de 200 páginas que analisa as consequências de uma saída e desaconselha a mesma.

O relatório, publicado a pouco mais de dois meses do referendo sobre a permanência na UE, em 23 de Junho, analisa os cenários alternativos com base nos acordos comerciais do bloco europeu com terceiros países, como por exemplo Noruega e Canadá.

“O Reino Unido seria permanentemente mais pobre se sairmos da UE”, afirmou Osborne, que calculou em 4.300 libras por ano a perda de cada família.

“É legítimo dizer que o Reino Unido estaria pior se saísse da UE, mas que é um preço que vale a pena pagar, mas não abandonemos a UE com falsas perspectivas”, disse Osborne.

A saída da UE teria um forte impacto económico no Reino Unido, destacou o ministro.

“A curto prazo enfrentaríamos um impacto económico profundo e uma autêntica instabilidade”, advertiu Osborne. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA